quarta-feira, 4 de maio de 2011

O nome do sapato que veste o seu pé

Peep-toe, sapatilhas, scarpin, anabela, sandálias ou coturnos. Você consegue diferenciar os nomes dos calçados que você têm no armário?  Algumas denominações e combinações podem até surpreender.

Você já contou quantos pares de sapatos têm no seu armário? E, entre sandálias, sapatos, botas você sabe o nome de todos os modelos? Pois é, existe uma infinidade de modelos que na maioria das vezes ficamos loucas para comprar, mas nem os nomes sabemos. A única coisa que importa é ter o sapato.
E muitas vezes acabamos comprando um modelo e não sabemos com que tipo de roupa combina. Para deixar você antenada aos nomes e saber com que usar. Confira a lista abaixo com nomes e a descrição dos modelos.


Anabela - a parte da frente é baixa, rente ao chão e o salto inteiriço é da metade do sapato para trás. É um sapato bem confortável, excelente para trabalhar. Combina com calças, saias e shorts. Um coringa para o dia a dia.
Ankle boot - é aquele modelo de botinha que normalmente vai até a altura do tornozelo, mas alguns modelos podem ir até a canela. Não importa a altura da pessoa, fica bom em “baixinhas” e “altinhas”. Também é super versátil combina com tudo. Um conselho: como é uma tendência do inverno, quando for usar com uma saia ou shorts fica legal com uma meia calça e melhor ainda você não vai passar frio. Aliás, comprei uma no inverno passado e não canso de usar e nem vou parar, pois continuam com tudo.

Boneca - o sapato boneca é um modelo bem de “menininha”. Bico redondo e salto não muito alto com uma presilha rente ao peito do pé. É uma alternativa para quem tem pé grande e não gosta, pois o bico arredondado deixa o pé menor. Combina mais com as meninas que têm um estilo mais romântico.

Chanel - é uma variação do clássico scarpin. Possui o bico fino e alongado, fechado na parte da frente, porém é aberto na parte de trás e uma tirinha em volta do pé que garante a fixação do calçado e a estabilidade ao caminhar. Combina mais com aquelas saias que vão até o joelho. Particularmente, não gosto muito com calças e shorts e acho que combina mais com mulheres mais velhas.

Coturnos - bota estilo militar, mas não pense que só existem modelos mais rudes. Estes tipos vão desde o tradicional aos mais moderninhos coloridos, com tachas, salto alto ou baixo. Mas, definitivamente, precisa ter atitude para usar. É ideal para quem tem um estilo mais rock and roll.

Kitten heels - tem um saltinho que geralmente mede de 3,5 a 5 centímetros (de altura com uma ligeira curva definindo o salto a partir da borda do sapato). É ideal para quem é alta e não quer sair de rasteirinha.
Meia Pata - este modelo é chamado assim porque possui uma plataforma na parte frontal, parecendo uma pata. Ele é ótimo, pois mesmo o salto sendo altíssimo graças à meia pata não fica desconfortável. Parte da altura é descontada na plataforma frontal.

Mule Mule - o modelo oscila entre o clássico sapato chanel e o tamanco. É fechado na frente e aberto atrás. Tem um bico mais fino e alongado, semelhante à frente de um sapato scarpin. É o mesmo caso do Chanel, são modelos super parecidos.

Open boots - é o modelo de bota aberta na frente (nos dedos) ou atrás. Dá para usar no inverno ou no verão, pois não é um modelo quente. Uma vantagem é que existe em diversas cores e pode dar um up no look básico.

Oxford - é um modelo masculino adaptado para a mulherada. É um sapato de amarrar que pode ter salto ou não. É um dos destaques da estação. Combina com tudo e os modelos de salto ficaram muito legais. Como os saltos não são muito altos serve para mulheres de qualquer altura.

Peep Toe - é aquele sapato que tem um buraquinho na ponta onde um ou mais dedos aparecem pela abertura. Os modelos são diversos, alguns são com a lateral totalmente fechada, outros são mais “decotados”. Os saltos também variam, mas normalmente são altíssimos.

Plataforma - o salto é grosso, tanto na frente quanto atrás. É um sapato mais grotesco. Não é um modelo para ir para festas.

Rasteirinha - Dispensam o salto e apareceram de diversas formas e cores para serem usadas de qualquer jeito: com calça, saia ou bermuda.

Rasteirinha abotinada - é um estilo de rasteirinha mais despojado. Abotinadas, pois a parte superior lembra uma botinha. Os modelos podem trazer fivelas e laços. É legal para quem quer usar uma rasteirinha mais “diferente”.

Sapatilha - são vários os modelos. Mas basicamente é aquele sapatinho fechado sem salto. A parte de trás pode ser completamente fechada ou presa apenas por uma tira. A frente pode ser fechada ou deixar os dedos aparecendo. Dá para usar de dia e de noite e combina com tudo.


Scarpin - é um modelo clássico, nunca sai de moda. Alguns têm o bico fino e alongado, outros têm o bico arredondado. Fica bom com tudo e dá um ar mais chique na roupa. Se você sai com uma regatinha básica, uma calça e coloca o scarpin o look que seria básico fica muito mais interessante. É ideal para festas.

Tamanco clog - é um tipo de tamanco que voltou com tudo e também serve para o inverno ou verão. Ele é de madeira, com solado pesado e peito do pé todo fechado em couro, tecido ou camurça. Normalmente nas laterais há tachas que pregam o tecido ao solado de madeira. Não é um sapato para usar em situações formais, pois é mais grotesco.


Conseguiu conhecer melhor os seus sapatos e entender com o que pode usar? Agora, você já pode pedir o sapato que deseja com o nome certo e fazer a combinação ideal. Mas lembre-se, o importante é usar o calçado certo para o seu pé. No próximo post confira dicas para manter o seu pé sempre saudável.

*Por Carla Martuscelli

Um comentário: