terça-feira, 10 de maio de 2011

Sapato: use-o com moderação

Usar salto-alto pode deixá-la linda e super elegante, mas exige cuidados para não acabar com sua noite. Confira algumas dicas para manter a sua saúde e a do seus pés em dia
Divulgação

Sábado, dia daquela festa que você tanto espera. Dançar a noite toda, conhecer gente nova, se divertir com suas amigas... E é claro, usar ‘aquele’ sapato. Mas, o bonitinho é ordinário e não te deixa em paz desde o momento em que você o coloca. Lindo, mas desconfortável. Você sabia que o uso de salto alto pode acarretar alguns danos à sua saúde? Muito mais do que estar bonita em cima de um belo par de sapatos é estar saudável e em dia com o seu corpo.

Um estudo feito no ano passado por uma fisioterapeuta pela Faculdade de Medicina da USP revelou que o uso frequente de salto alto pode provocar problemas de postura em adolescentes. O estudo aponta que o uso prolongado do salto alto pode causar o aumento da lordose lombar, que é a curva acentuada na base da coluna, e também deixar a menina com um “bumbum empinado”, que nesta situação não é nada agradável.
A fisioterapeuta Luana Ferreira dá um alerta para aquelas que estão diariamente sobre um par de saltos. “Pode-se utilizar o salto mais alto em ocasiões especiais, uma vez ou outra, mas no cotidiano não é indicado, é importante sempre revezar os sapatos e realizar alongamentos diários principalmente na região posterior dos pés. Evitar saltos acima de três centímetros no dia a dia é o ideal”.

Crianças também correm riscos
Divulgação


E para as crianças, o salto pode ser uma arma letal. Ainda segundo a fisioterapeuta, o passo que uma criança dá se aproxima da mesma forma como um adulto caminha por volta dos sete anos de idade, mas a estrutura óssea do pé ainda não está completa e só se firmará por volta dos 10 anos. Durante este período, a utilização de salto alto por meninas acaba prejudicando a saúde da criança, sobrecarregando a região anterior do pé.


“Esta sobrecarga nos músculos pode prejudicar a estabilidade e causar entorses ou quedas. Para manter o conforto e reduzir riscos de lesões é importante conscientizar as crianças e principalmente os pais ou responsáveis a evitar usar saltos altos, escolhendo sapatos com elevação do salto e evitar prejuízos na fase de crescimento da criança”, conclui.

Portanto, é necessário sempre estar alerta ao sapato ideal para o seu pé, experimentando os modelos com calma e deixando, em algumas situações, a beleza de lado e passar a colocar em jogo a saúde e o conforto dos seus pés. Vamos nos cuidar um pouquinho mais para daqui pra frente não enfrentarmos problemas que possam comprometer nosso sábado à noite.

5 dicas para proteger os pés e garantir a diversão até o fim da noite:

Divulgação


1. Não importa se o sapato é lindo e esteja em liquidação, só use sapatos adequados ao seu pé. Não o use caso seu pé fique deslizando ou se sobra espaço no calcanhar. Sapatos desajustados fazem os pés irem muito pra frente, causando mais pressão e dor.

2. Palmilhas são ótimas para resolver probleminhas que possam surgir algum tempo depois que você já comprou o sapato. Elas absorvem o impacto enquanto você caminha, e funcionam como substitutas da gordura que seu pé perdeu.

3. Parece difícil mas evite saltos finos. Saltos mais grossos fornecem um melhor equilibrio e distribuem o peso uniformemente sobre o seu pé, o que pode aliviar algumas pressões.

4. Preste atenção se o salto que você escolheu é muito inclinado e pode vir a forçar os seus joelhos.

5.Tente alternar o uso de sapatos abertos com fechados para aliviar a pressão sobre os dedos.

*Por Bruna Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário